- Desde que me iniciei na Produção / Realização de Programas, assinei mais de 300 trabalhos televisivos, em vários domínios, com destaque para: Cobertura Televisva em Directo de Grandes Eventos, Documentarismo, Musicais, Ficção, Teatro, Reportagens, Entrevistas, Talk-Shows, Debates, Publicidade, Promoções, Grafismo de Emissão e Animação Digital - tendo os programas mais significativos sido transmitidos pelas mais importantes cadeias televisivas (BBC, CCTV, ABC (Australia), NHK, Eurosport, Globo Esporte, ESPN, Arte, RAI, Antenne 2, NDR, TVE e RTP, entre outras).


No meu Portfolio destaco particularmente três áreas: as Grandes Produções, o Documentarismo e Outros Projectos, cujos principais trabalhos são aqui apresentados, nas respectivas secções, mais em pormenor.

*** Cerimónias da Transferência de  Administração de Macau ***

Projecto:

Cerimónias Oficiais de Transferência da Administração Portuguesa de Macau para a da República Popular da China


Função:

Coordenador em conjunto com Luis Andrade e Vitor Barreto, da Realização-Emissão de todos os Eventos e Realizador da Cerimónia Principal de Transferência de Poderes,  presidida pelos presidentes de Portugal e da República Popular da China.


Data:

Dezembro de 1999


Get Adobe Flash player

Descrição / Pormenores de Produção:

Uma grande emissão, constituída por  21 eventos distintos realizados em diferentes locais – arrisca-se mesmo: uma extraordinária emissão – foi a que até Portugal chegou (e a muitos outros pontos do Mundo) desde Macau, por ocasião das cerimónias oficiais de transferência da Administração Portuguesa para a da República Popular da China, em 19 e 20 de Dezembro de 1999 , que então se considerou ser “a maior operação mediática da história do audiovisual português”,  seguida por milhões de pessoas em vários pontos do Mundo.


O colossal dispositivo para as várias emissões via satélite, mobilizou 250 profissionais (sendo cerca de 100 da RTP, ao serviço do consórcio RTP/TDM) que guarneceram as várias frentes técnico-operacionais e onde estavam perto de 100 câmaras, 10 carros de exterior, um helicóptero, estúdios, régies, 40 cabines para comentadores (no Centro de Transmissão) e 12 posições em diferentes pontos (no exterior) onde os acontecimentos os justificavam.


Mereceu um Público Louvor do Conselho de Administração da RTP, publicado na Ordem de Serviço nº 3 de 7.2.2000, em reconhecimento dos níveis extraordinários de desempenho, aliado à dedicação, à competência e à atitude cívica demonstrados pela equipa do Projecto.


- Descrição no Livro RTP-50 Anos de História (2007) ler mais



*** Jogos Sem Fronteiras - Edição Especial de Natal da U.E.R.***

Projecto:

Jogos Sem Fronteiras - Edição Especial de Natal da U.E.R.


Função:

Realizador Principal e Director de Produção do Projecto


Data:

Dezembro de 1990


Get Adobe Flash player

Descrição / Pormenores de Produção:

Uma grande produção televisiva com um plateau cenográfico de grandes dimensôes projectado por Armando Nobili (RAI), com execução cenográfica coordenada por Victor Marreiros. Os jogos foram idealizados por Poppi Perazi (RAI).


Uma edição especial, com uma forte componente de espectáculo para fugir ao esquema habitual dos jogos disputados por equipas em representação de vários países, - organizada em Macau pela Eurovisão (U.E.R. - Union Européennne de Radiodifusion) e transmitido para as principais cadeias europeias em primetime,  durante o Natal, para um universo de 100 milhões de espectadores.


Esta Produção foi eleita pelo Comité Internacional da Eurovisão, como a melhor emissão televisiva, dos populares jogos ler mais


A apresentação esteve a cargo de Ana do Carmo (RTP), Ana Isabel Dias (TDM), Eládio Clímaco (RTP) e Paulo Chan (TDM). O guião foi da reponsabilidade de Eládio Clímaco.


A difusão na Eurovisão foi antecedida por um documentário de 30mins produzido pela TDM e destinado a promover Macau, intitulado "A Porta do Oriente"


*** Grande Prémio de Macau***

Projecto:

Cobertura Televisiva do Grande Prémio de Macau, que inclui diversas provas internacionais de carros e motos sob a égide da F.I.A.


Função:

Realizador Principal e Produtor da Cobertura Televisiva


Data:

(1987 a 1993 e 1997 a 2001)


Get Adobe Flash player

Descrição / Pormenores de Produção:

A TDM iniciou a cobertura do G.P. Macau, o principal evento mediático de Macau, em 1985, em parceria com a TVB (Hong-Kong), que até então fazia a cobertura parcial do célebre Circuito da Guia.


Em 1986 a TDM assume inteiramente a transmissão televisiva do evento, assegurando a cobertura integral do circuito com 14 câmaras, cobrindo uma extensão de 6,2km (perímetro do circuito). A Régie temporária e cabines de comentadores foram instaladas no Hotel Mandarim Oriental, muito antes das modernas instalações junto à Torre de Controle.


No início e até 1993, os comentários em português estiveram a cargo de especialistas em desporto motorizado, com destaque para Adriano Cerqueira, José Pinto, Jorge Pego e Domingos Piedade. Em inglês, era o veterano da BBC, Murray Walker - uma celebridade no circo da Fórmula 1, quem garantia os comentários, revelando-se uma peça importante na estratégia de distribuição e aceitação intenacional dos programas.


Ao longo dos anos, o sucesso da transmissão foi granjeando cada vez mais o interesse das diversas cadeias internacionais.


O primeiro Grande Prémio de Fórmula 3 disputou-se em 1983 e foi ganho por Ayrton Senna. Desde então Macau tem servido de trampolim para a Fórmula 1 a grandes estrelas que correram neste circuito urbano: Gerhard Berger, Eddie Irvine, Michael Schumacher, Mika Hakkinen, Ralf Schumacher, Dave Coulthard, Jarno Trulli, Jenson Button, Lewis Hamilton, Pedro Lamy, Juan Pablo Montoya, entre outros.


Com ligeiras alterações ditadas pelo interesse da cobertura, o evento tem sido transmitido em directo para 39 países, através do satélite asiático STAR TV, que cobre a região Ásia-Pacífico desde Israel até ao Japão, - para além de transmissões para Hong-Kong, China e Portugal (RTP). Em diferido, a distribuição internacional, tem sido efectuada através de companhias como a DORNA, VIDEOVISION, BBC  e GREENLIGHT,  tendo atingido audiências globais estimadas em 400 milhões de espectadores.


Um projecto que é actualmente coberto por 22 câmaras TV e mobiliza cerca de 150 profissionais de diversas áreas da TDM


*** Festival Internacional de Música de Macau***

Projecto:

Cobertura Televisiva dos concertos e óperas que  integraram várias edições do Festival Internacional de Música de Macau, criado em 1987.


Função:

Realizador e Produtor Principal


Data:

1988 a 1999


Get Adobe Flash player

Descrição / Pormenores de Produção:

O FIMM foi fundado pelo pianista Adriano Jordão que foi o seu Director Artístico até 1992, coadjuvado pelo Dr. Jorge Forjaz, Secretário-geral do evento suportado pelo Governo de Macau.


Foram produzidos para televisão (entre 1987 e 1998) cerca de 100 concertos, recitais, galas de música clássica, transmitidos na China (CCTV) e em cerca de 10 países europeus, incluindo Portugal (RTP), destacando-se a participação de artistas e orquestras de 1º plano mundial, tais como Ileana Cotrubas, Lucia Valentini-Terrani, Teresa Berganza, Alfredo Kraus, Sandór Végh, Claudio Scimone, Michel Corboz, Jean-Pierre Rampal, Deutsche Kammerphilarmonie, Barroque Brass of London, Salzburg Camerata, Coro Gulbenkian e Capella Istropolitana, entre outros e destacando as óperas "La Traviatta", "O Barbeiro de Sevilha", "Carmen" e "Un Ballo in Maschera", "O Navio Fantasma"  e "Aida", estas últimas com encenação de Paolo Trevisi.


As Galas da UNICEF, realizadas nos primeiros anos do evento, foram apresentadas pela actriz de cinema Audrey Hepburn, tendo sido também transmitidas em directo para Hong-Kong (TVB)


***Musicais - Concertos ao vivo***

Projectos:

PROGRAMAS MUSICAIS com os seguintes grupos e artistas: MADREDEUS, RUI VELOSO, AMÁLIA RODRIGUES, CARLOS PAREDES, CARLOS DO CARMO, GNR,  SÉRGIO GODINHO, TROVANTE, BAN, XUTOS & PONTAPÉS, T'PAU, RÃO KYAO, TUBARÕES, RÁDIO MACAU, BAN, CAL VIVA  com José Peixoto, JIMMY WITHERSPOON, HAL GALPER QUARTET, JERRY BERGONZI TRIO  e DELFINS


Função:

Realizador e Produtor


Data:

1989 a 1998


Get Adobe Flash player

Descrição / Pormenores de Produção:

A maioria dos programas resultou da cobertura televisiva com a actuação ao vivo destes grupos e artistas e são o resultado final de um longo trabalho de coordenação e articulação com o management dos artistas e o Departamento de Musicais e Recreativos da RTP, com destaque para António Miguel Guimarães (Regiespectáculo)Pedro Ayres de Magalhães,  União Lisboa, Rui Veloso & Associados,  Manuel Moura Santos, Paulo Pulido Valente, Basílio Fernandes, Rão Kyao, João Belchior Viegas, Instituto Cultural de Macau,  Dr. Paulo Godinho (Conselho da Juventude),  Arqtº. Miguel Campina (Clube de Jazz  Macau), Emídio Uva, Joaquim Silveira, José Nuno Martins, António Andrade e Luís Andrade (Direcçcão de Programas da RTP) e Dr. João Amorim (Fundação Oriente).


Na generalidade dos programas foram incluídos depoimentos com os artistas e sequências com videoclips, a enquadrar as actuações ao vivo e ajudar a localizar os programas em Macau.


Grande parte destas produções foram emitidas nos diversos canais da RTP

***Inauguração do Aeroporto Internacional de Macau***

Projecto:

Cobertura televisiva da cerimónia oficial de inauguração do A.I.M., presidida pelo P.R. Mário Soares, e com a presença dos governadores Rocha Vieira (Macau), Chris Patten (Hong-Kong) e autoridades da R.P.C..


Função:

Realizador e Produtor de uma vasta equipa, tendo a coordenação dos repórteres sido efectuada pelo jornalista Pedro Mariano.


Data:

8 de Dezembro de 1995

Descrição / Pormenores de Produção:

A tribuna oficial dos convidados oficiais foi montada na placa de estacionamento de aeronaves do A.I.M.


Esta transmissão incluiu os discursos oficiais, a actuação de milhares de participantes (músicos, danças tradicionais do dragão e leão, largada de para-quedistas e exibição aérea) e a apresentação de um documentário sobre a construção do aeroporto. tendo sido integralmente difundida pela RTPi, enquanto os momentos mais importantes foram divulgados pelas principais cadeias internacionais, incluindo a CNN e BBC.


***Miss Macau***

Projecto:

Concurso para a eleição da Miss Macau


Função:

Coordenador da Produção TV


Data:

1989 a 1995


Get Adobe Flash player

Descrição / Pormenores de Produção:

Espectáculos realizados no Forum de Macau, organizados pela Direcção de Serviços de Turismo e com o patrocínio da STDM, em que se procurou privilegiar a componente de espectáculo. Destaque para a unidade e coesão temáticas dos desfiles, a cenografia elaborada, a inclusão de momentos de dança coreografados por Roger Hannah e a actuação musical de artistas convidados de Hong-Kong


Mereceram o aplauso e reconhecimento da crítica especializada, tendo os programas sido retransmitidos pelas principais cadeias de Hong-Kong e pelo Canal 1 da RTP.

***Macau, as 2 Faces de Cláudia***

Projecto:

Mini-série de Ficção Portuguesa em 3 episódios, com argumento da autoria de António Torrado, música de Luís Cília e realização de Ferrão Katzenstein


Função:

Produtor Executivo, responsável pela produção local.


Data:

1998


Get Adobe Flash player

Descrição / Pormenores de Produção:

Com um elenco composto por São José Lapa, Micaela Cardoso, Margarida Marinho, Vítor Norte e Rogério Samora a rodagem da maioria das cenas exteriores decorreu em Macau, com o propósito de mostrar a realidade do Território antes da transferência de administração para a China.


Mini-série emitida na RTP1, RTPi e TDM.

***Grandes Eventos Desportivos Internacionais***

Projectos:


COBERTURA TV DA TAÇA DO MUNDO DE VOLEI DE PRAIA FEMININO  (2000) organizado pela FIVB com transmissão em directo para a China e Hong-Kong e em diferido para países da Europa e América).


COBERTURA TV DO CAMPEONATO DO MUNDO DE HÓQUEI EM PATINS - GRUPO B (1998) - incluiu transmissões na TDM e na RTPi , com directos para a China e Hong-Kong, e em diferido para países da Europa e América).


COBERTURA TV DAS TAÇAS DO MUNDO DE VOLEIBOL FEMININO (1994, 1995,1996 e 1997) organizadas pela SPECTRUM Group com transmissão em directo para a China e Hong-Kong e em diferido para países da Europa e América).


COBERTURA TV DA TAÇA DO MUNDO DE BADMINTON (1991), organizada pela IMG - International Management Group Overseas (New York), com transmissão em directo para a China e Hong-Kong e em diferido para países da Europa).


COBERTURA TV DA TAÇA DO MUNDO DE TÉNIS DE MESA (1987), organizada pela IMG - International Management Group Overseas (New York), com transmissão em directo para a China e Hong-Kong e em diferido para países da Europa).





Descrição / Pormenores de Produção:

- Projectos que dirigi como Produtor/Realizador e que tiveram uma grande projecção mediática, em virtude da alta craveira dos participantes e da difusão internacional destes eventos.

***Visitas Presidenciais e Visita Oficial do Primeiro-Ministro a Macau***

Projecto:

Cobertura TV das seguintes Visitas Oficiais:

VISITAS PRESIDENCIAIS A MACAU em 1989, 1990, 1993 e 1995 (Mário Soares)

VISITA OFICIAL DO PRIMEIRO-MINISTRO A MACAU em 1994 (Cavaco Silva), incluindo a Inauguração da Ponte da Amizade.

VISITAS PRESIDENCIAIS A MACAU em 1997 e 1999 (Jorge Sampaio).


Função:

Realizador e Coordenador de Produção


Data:

1989 a 1999




Descrição / Pormenores de Produção:

Transmissão televisiva dos momentos mais significativos das visitas oficiais, com carro de exteriores e meios móveis nos principais locais definidos pelo Protocolo, coordenando uma vasta equipa em articulação com os Chefes de Protocolo e Assessores de Imprensa (Carlos Ventura Martins, Fernando Lima, António Manuel e José Carlos Vieira, entre outros).


As transmissões privilegiaram principalmente  as Sessões Solenes com os Discursos Oficiais, Cerimónias de Imposição de Medalhas, Recepções no Palácio da Praia Grande, Paradas Militares e a Realização de Entrevsitas para a TDM e RTP.