CURRICULUM VITAE


DADOS PESSOAIS


Nome Completo: Luis Alberto Nestor Ribeiro

Nacionalidade: Portuguesa

Data de Nascimento: 8 de Outubro de 1958

Estado Civil: Casado


FORMAÇÃO ACADÉMICA


Investigador na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no âmbito do curso de Doutoramento em Ciências da Cultura, na especialidade de Comunicação e Cultura.


Concluiu o curso de Doutoramento em Ciências da Cultura - Comunicação e Cultura (parte curricular) em 2 de Outubro de 2013, com média final de 18 valores certificado online


Bolsa de Mérito atribuída pela DGES - Direcção Geral do Ensino Superior no ano lectivo 2010-2011


Licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura (ramo de Gestão Cultural), com média final de 17 valores.


Concluíu em 1983 o Curso Livre de Crítica e História de Arte da Sociedade de Língua Portuguesa.

A partir de 1978 frequentou o Curso de Arquitectura, na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa - E.S.B.A.L. (Universidade de Lisboa).

Concluíu em 1978 o Curso de Computadores e Programação - Centro de Cálculo e Programação do I.S.T. - Universidade Técnica de Lisboa.

Frequentou no Instituto Superior Técnico - I.S.T.  o Curso de Engenharia de Civil, durante 2 anos.


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL


Ao longo da carreira adquiriu uma vasta experiência em áreas fundamentais da TELEVISÃO, com destaque para a PROGRAMAÇÃO DE CONTEÚDOS e PRODUÇÃO, sendo reconhecido pela capacidade de trabalho e polivalência.


A experiência profissional tem decorrido primordialmente na RTP (Portugal) e na TDM (Macau).


Requisitado à RTP pelo Governo de Macau em 1983, como Consultor e Formador, em conjunto com outros profissionais (nomeadamente Faria de Almeida, Arqtº. João Nuno Nogueira, Avelino Rodrigues, Rodrigues Alves, José Alberto Sousa, Fernando Maia Cerqueira, Rui Letria Dias e Joaquim Osório, entre outros) para formar os quadros da empresa e implementar o Projecto de Televisão em Macau que deu origem à TDM – Teledifusão de Macau. Desde então passei a integrar os quadros da TDM até 2008, no âmbito do Protocolo de Cooperação estabelecido entre as 2 empresas, em regime de comissão de serviço.


Breve Síntese Profissional de funções desempenhadas após 1983:


18 de Abril de 2013 até 24 de Outubro de 2013 - Subdirector de Produção Executiva da RTP - Lisboa


1 de Janeiro de 2009 até 17 de Abril de 2013 - Quadro da Direcção de Assuntos Jurídicos e Institucionais da RTP  - Lisboa


De 1 de Julho de 2008 até 31 de Dezembro de 2008 - Retomou funções na RTP (funcionário nº1078). Passou a integrar o Gabinete de Relações Institucionais e Internacionais da RTP  - Lisboa


1 de Agosto de 2000 até 30 de Junho de 2008 - Chefe do Departamento de Programas TV do Canal Português da TDM, sendo responsável também pela coordenação dos Sectores de Supervisão de Emissões, Tratamento de Programas e Promoções TV.


De 1996 (Março) até 2000 (Agosto) - exerceu diversas funções na respectiva área de competência como Produtor / Realizador, sendo de destacar o desempenho como Realizador Principal da Cerimónia de Transferência de Administração de Macau que mereceu vários louvores em acumulação com a função de Coordenador da Produção, em conjunto com Rui Letria Dias,  Luis Andrade e Vítor Barreto, dos 21 Eventos que integraram a Cerimónia, transmitida pela RTP e pelas principais cadeias internacionais.


De 1992 (Setembro) até 1996 (Março) - Chefe do Departamento de Produção TV, em acumulação com a função de Produtor/Realizador.

Principal responsável pelo desenvolvimento de programas destinados à emissão nos dois canais TV, exercendo a supervisão/controlo de qualidade, com exigências de rigor técnico e exequibilidade. Orientação de profissionais responsáveis pela Produção/Realização de  Projectos TV (nas suas diversas formas: transmissões directas, programas-tipo em estúdio, documentários, etc.)  - Coordenação de artistas responsáveis pela produção de Artes Gráficas, Cenários e Caracterização. Em acumulação, como Produtor/Realizador, assegurou a gestão de programas TV, atentos os aspectos artísticos, técnicos, e financeiros.


De 1991 (Agosto) a 1992 (Setembro) - Director de Produção TV, em acumulação com a função de Produtor/Realizador, coordenando as áreas de Tratamento Visual, Produção de Programas e Programas Diários.


De 1990 (Setembro) a 1991 (Agosto) - Chefe do Departamento de Produção do Canal 1, em acumulação com a função de Produtor/Realizador.


De 1989 (Janeiro) a 1990 (Setembro) - Chefe do Departamento de Projectos Especiais,  em acumulação com a função de Produtor/Realizador.


De 1986 (Janeiro) a 1989 (Janeiro) - Produtor/Realizador. Esta nomeação é oficializada através da Ordem de Serviço 05/86 de 5 de Janeiro de 1986, assinada pelo administrador Dr. Abel Martins e resulta de uma proposta do Serviço de Produção TV, chefiado pelo Arqtº. João Nuno Nogueira ao Director de Programas, o realizador de cinema Luís Filipe Rocha (autor dos filmes "Amor e Dedinhos de Pé", "Sinais de Fogo", “Camarate” e "A Outra Margem" entre outros).


De 1984 (Agosto) a 1986 (Janeiro) - Chefe do Sector de Imagem.


De 1983 (Dezembro) a 1984 (Agosto) - Chefe do Sector de E.N.G. e Estúdio da TDM.


Breve Síntese Profissional de funções desempenhadas até 1983:


Funcionário nº2798/03 da RTP, colocado no Quadro de Adidos, após a requisição pelo Governo de Macau.


Como Realizador/Produtor, contribuiu com a autoria de muitos programas e conteúdos  audiovisuais que alimentaram as antenas da RTP, em diversos géneros como Grandes Eventos, Musicais e Documentarismo.


Responsável Operacional do Centro de Produção de Lisboa - C.P.L.


Destacado em 1982 para o Sector de VML (Vídeo Móvel Ligeiro) do Centro de Produção de Lisboa.


Entre 1981 e 1983, participou em vários programas e projectos da RTP, com  destaque para: Passeio dos Alegres, Festa é Festa, À Descoberta de Portugal - Especial 10 de Junho, Maria Bethânia ao vivo no Coliseu (premiado com uma menção honrosa no Festival Rosa de Ouro de Montreux), Sabadabadu (premiado com uma menção honrosa no Festival Rosa de Ouro de Montreux), Miss Portugal'82, A Louca de Chaillot, That´s Soul no Coliseu, Up With People, Festa Peninsular (Co-produção RTP-TVE), a visita de S. Santidade o Papa João Paulo II a Portugal (1982) e a cobertura da Final da Taça UEFA (Benfica vs. Anderlecht, 18.5.1983), entre outros.


Admitido na RTP por Concurso Público, em 1980. Fez o curso de Formação de Operadores de Vídeo 300L, com a classificação mais alta. Frequentou em 1981 o Bloco Combinado de Formação B6L da RTP (Produção, Realização e Técnica).


APTIDÕES PROFISSIONAIS E ARTÍSTICAS


Artista Plástico - Pintor e Fotógrafo, com obras apresentadas publicamente nas seguintes exposições:

" I Bienal de Artes Plásticas", 1981 - Palácio Foz, organizada pela Casa de Pessoal da RTP.

Salões "Artistas de Macau"  de 1985, 1986, 1987 e 1988, apresentados na Galeria do Leal Senado, Macau.

Exposição Individual de Pintura na Galeria da Livraria Portuguesa do Instituto Português do Oriente - I.P.O.R. (Macau), em Março de 1995.

"Regresso ao Futuro" - Exposição Colectiva organizada pelo Instituto Português do Oriente - I.P.O.R. (Macau) em 1996, estando representado com a obra "Alentejo Profundo".

A obra foi alvo de análise e recensão no livro editado pela Fundação Oriente "Dicionário de Artistas Plásticos, Macau - século XX" da autoria da crítica de arte Drª. Margarida Marques Matias (ISBN 972-9440-95-6). ler mais

Está representado em algumas colecções particulares e institucionais de Macau e Portugal.


Especialista em PRODUÇÃO AUDIOVISUAL,  MULTIMÉDIA e WEB DESIGN.

Excelente domínio das mais recentes técnicas audiovisuais de produção de DVD e CD-ROM.


Autor de textos e artigos (publicados em vários orgãos de comunicação social, com destaque para Revista Macau, Jornal Tribuna de Macau e Hoje Macau), abordando diversos temas com predominância para o cinema e os artigos de opinião ler mais


Argumentista (Autoria de Textos para Televisão) - autor e responsável pela grande maioria dos textos narrados nos documentários que produziu e realizou com destaque para: Séries " Um Dia Na Vida de...", " Ritmos da Cidade", e programas "O Junco, a Imperfeita Perfeição" , " Rio das Pérolas, Faina Fluvial", " Gente do Mar, Contos de A´Magao", " TDM 1984-1994, 10 anos ao serviço de Macau", etc.


Cenógrafo - autor de diversos projectos cenográficos para a TDM, com destaque para os programas "Caixa de Música"  magazine musical apresentado pelo jornalista António Duarte, "Frente a Frente" talk-show apresentado pelo jornalista Ribeiro Cardoso e "Grande Plano" talk- show, entre outros. Autor também da cenografia da peça de teatro "Mudar de Cena", encenada pelo Prof. Doutor José Oliveira Barata (ex-membro do T.E.U.C.) no Auditório da Universidade de Macau em 1996.


Rádio - autor e produtor de programa de rádio "O Nome da Música", apresentado pela jornalista Ana Isabel Dias na Rádio Macau, durante a década de 1990.


Formador - responsável por diversas acções de formação na TDM e no Instituto Politécnico de Macau. em horário pós-laboral. Destacam-se:

"Como Produzir um Programa TV" em 2007, destinada aos novos produtores da Direcção de Produção do Canal Chinês da TDM.

"Princípios de Produção Audiovisual" em 1994, integrado no Curso de Formação de Formadores, a convite do Instituto Politécnico de Macau.

"Iniciação à Produção/Realização" solicitada em 1993 pelo Director de Informação Mário Rui de Castro e destinada aos profissionais colocados na sua Direcção.


PARTICIPAÇÕES E REPRESENTAÇÕES ESPECIAIS


Membro do Júri de pré-selecção do Festival Internacional "Grand Prix du Documentaire d'Auteur" da URTI , que se realizou em 2012 em Paris (França).

Membro do Júri do Festival Internacional "Prix Italia" na Categoria de "Current Affairs" e que se realizou em 2012 em Turim (Itália).

Presidente do Júri do Festival Internacional "Prix Italia" na Categoria de "TV Documentaries" que se realizou em 2010 em Turim (Itália). ler mais


http://www.youtube.com/watch?v=9Ad9TOLLGOE


Membro do grupo de trabalho da RTP que coordenou e organizou em Sintra (2010) a Conferência Internacional da organização PBI - PUBLIC BROADCASTERS INTERNATIONAL (http://www.publicbroadcastersinternational.org), - sendo responsável pela área de coordenação executiva.


Membro do Júri do Festival Internacional "Prix Italia" na Categoria de "Cultural Documentaries" que se realizou em 2009 em Turim (Itália).

Membro do Júri do Festival Internacional "Prix Italia" na Categoria de "Performing Arts", que se realizou em 2008 em Cagliari (Itália).


Membro do Secretariado Executivo que coordenou e organizou a Conferência Internacional de 2004 da organização PBI - PUBLIC BROADCASTERS INTERNATIONAL (http://www.publicbroadcastersinternational.org), - sendo responsável pela área de Multimédia.

Coordenador da Produção/Emissão dos 21 Eventos que integaram a Cerimónia de Transferência de Administração de Macau em 1999.

Director Técnico do Festival Internacional de Música de Macau, em 1992, sendo Director Artístico, João Pereira Bastos.

Membro do Secretariado Permanente do Festival Internacional de Música de Macau, nos anos de 1988, 1990 e 1991, sendo Director Artístico o pianista Adriano Jordão e Secretário-geral o Dr. Jorge Forjaz.

Membro do Júri de Selecção do Festival "Mostra Atlântica de Televisão" em 1989, organizado pela RTP-Açores.

Membro do Secretariado Permanente do Grande Prémio de Macau nos anos de 1988 e 1989.


LOUVORES E RECOMENDAÇÕES


Do Conselho de Administração da TDM aos seguintes seguintes projectos em que participou como produtor/realizador:

-Cerimónia de Transferência de Administração de Macau (1999), na qualidade de Coordenador da Produção e Realização de todos os Eventos

-Cobertura televisiva do VI Festival Internacional de Música de 1992

-Cobertura televisiva do Grande Prémio de Macau, 1989,1990, 1991

-Cobertura Televisiva da Visita Presidencial (Mário Soares) a Macau, Março de 1989.

-Produção da Miss Macau 1989

-Produção e Cobertura televisiva do III Festival Internacional de Música de Macau, 1989

-Programação Especial e Cobertura TV da chegada do Governador, 1988.

-Cobertura televisiva do Grande Prémio de 1988

-Cobertura televisiva do Grande Prémio de Macau 1987

-Cobertura televisiva do Grande Prémio de Macau 1986

-Ritmos da Cidade (Série Documental)

Outras Entidades:

-Spectrum, pela excelência da transmissão da Taça do Mundo de Voleibol Feminino, em 1994.

-STAR TV pela qualidade de transmissão do Grande Prémio de Macau, em 1992 e 1993.

-Menção Especial do Júri do Festival da A.B.U. (1990) com o documentário "Lorcha Macau, na rota do Sol Nascente"

-Murray Walker (BBC) e da PR PLUS pela qualidade da transmissão do Grande Prémio de Macau em 1989.

-Direcção dos Serviços de Educação do Governo de Macau pela produção/realização da série documental "A Educação em Macau".

-International Management Group Overseas (New York), pela qualidade da transmissão em directo da Taça do Mundo de Ténis de Mesa, 1987.

-RTP, Duarte Figueiredo (Director de Cooperação) - pela qualidade da série documental "Ritmos da Cidade), 1986


Produziu e realizou obras audiovisuais seleccionadas oficialmente pelos Festivais de La Rochelle, Douarnenez, U.R.T.I. (França), Niepokalanów (Polónia) e Mostra Atlântica (Portugal).


Dos Conselhos de Gerência/Administração da RTP, aos seguintes projectos em que participou como membro das respectivas equipas:

-Cerimónia de Transferência de Administração de Macau (1999)

-Visita de S. Santidade o Papa João Paulo II a Portugal (1982)